A serpente e o vagalume
Certa ocasião uma cobra começou a perseguir um vagalume, intentando em devora-lo.
O pobre inseto fugiu rapidamente, com medo da feroz predadora. Mas a cobra nem pensava em desistir e continuou sua incessante perseguição. Durante dias o vagalume logrou êxito em sua fuga. Indagando-se por que estava sofrendo tamanha perseguição.
Dias se passaram e, já sem forças, sua algoz o capturou.
Antes de ser devorado, perguntou;
- Pertenço à sua cadeia alimentar?
-Não - respondeu o réptil.
-Te fiz algum mal? - insistiu o inseto 'brilhador'.
-Não que eu lembre - respondeu a rastejante serpente.
-Então, por que me persegue e quer me devorar?
-PORQUE NÃO SUPORTO VER VOCÊ BRILHAR!!!
........
A inveja é desprovida de qualquer galardão. É praticada por quem é pobre, o verdadeiro pobre, aquele que é miserável de espírito. Aquele que não suporta no próximo o sucesso e felicidade que ainda não provou, ou que nunca alcançará. Não porque seja incompetente, ou que suas expectativas sejam altas demais. Não que tenha má sorte, ou não seja bom o bastante. Na verdade, ninguém é bom por si só. Aquele que pensa ser bom, nada mais é que vaidoso.
Sabe aquelas pessoas que só vêm defeitos nos outros? Apontam como um grande promotor que acusa todo o tempo. Vê nos outros vicios e defeitos que carrega em si. São tristes e amarguradas. Ninguém pode ajuda-las, exceto elas mesmas. A inveja é um sentimento que corroe, tira a paz e embaça a visão que temos do mundo. Confunde-nos em fazer o bem, fazer o que é certo. Sermos justos e professarmos um bom testemunho. Devemos abandona-la, deixa-la no caminho. Não carregue esse, corrosivo e pesado, fardo com você.
by Robison Colombo
Comentários