VÓS QUE SOIS MAUS...

Ora, as palavras de Jesus designando a maldade essencial presente em todos os seres humanos, até nos mais generosos e amorosos, é chocante quando se pensa na vida apenas com categorias morais e comportamentais.
Mas quande se mergulha no ambito da alma, dos sentimentos, das motivações, nos desejos e vontades profundas [...] -- o que se vê em nós, muitas vezes, até mesmo sem grandes concepções prévias, é, muitas vezes, manifestação de subjetividades [...] que nem teríamos coragem de falar em muitas delas com ninguém, e, algumas vezes, nem com nós mesmos queremos lembrar do que tantas vezes nos apanhando sentindo, pensando ou desejando...
Mas aqui a demonstração é outra: a maioria dos humanos obedece ordens de maldade até contra a própria vontade [...] desde que alguns mecanismos sociais estejam presentes...
Por exemplo, se a ordem vier de uma "autoridade"... Ou se é algo que "a maioria" faz e demanda que se faça... Ou quando alguém manda fazer em nome de um conceito superior ... etc.
Há muita gente boa que não consegue dizer não à ordem que venha de um poder considerado superior ou da maioria.
Assim, muita coisa má é feita todos os dias entre nós e por nós.
A Consciência só é soberana em mim quando não há mais nenhuma autoridade fora de mim que me obrigue a violentar minha Consciência de Princípios e Valores.






Comentários

Postagens mais visitadas